Compra conjunta de imóvel: conheça as possibilidades

compra-conjunta-de-imovel

As regras sobre compra conjunta de imóvel podem variar entre os bancos e as instituições financeiras.

 

No entanto, em todos os casos é possível comprar um empreendimento em conjunto com um amigo, familiar ou parceiro!

 

Mas é claro que isso apenas acontece caso todas as comprovações necessárias para cada situação forem realmente satisfeitas.

 

Pensando no interesse de vários brasileiros em seguir com a compra conjunta e nas dúvidas que esse assunto pode despertar, escrevemos esse artigo para te explicar sobre todas as possibilidades de aquisição conjunta!

Como funciona?

O processo de compra conjunta pode variar entre instituições financeiras e bancos.

 

No entanto, ele converge em relação a comprovação de renda das partes envolvidas no processo de aquisição do imóvel.

 

A compra conjunta possui total relação com a renda das partes envolvidas, já que para os bancos e instituições financeiras só faz sentido liberar o financiamento em conjunto se todos os membros contribuem com a aquisição.

 

Ou seja, ambos estão somando os ganhos e pagando as parcelas do financiamento.

 

No entanto, existem alguns grupos que não precisam compor renda, é o caso dos casados e namorados com registro de união estável.

 

Eles não têm a necessidade comprovar que os dois integrantes obtêm receita, somente um já basta.

Com quem eu posso adquirir um imóvel em conjunto?

Os bancos e instituições financeiras analisam todos os casos para a liberação de crédito.

 

Geralmente, as compras em conjunto exigem entrevistas para entender melhor se as partes realmente possuem condições de arcar com as parcelas do financiamento.

 

Caso for comprovado que um dos participantes da compra em conjunto não consegue cumprir com o acordo financeiro, o banco poderá recusar a liberaração do crédito.

 

Dessa forma, você pode sim iniciar o processo de compra com o seu amigo, familiar ou parceiro, tudo vai depender da análise do financiador sobre o seu caso.

 

Isto é, se os dois eventuais beneficiados poderão ou não arcar com as parcelas do financiamento.

Mas fique atento, existem restrições que impossibilitam a liberação de crédito!

O banco ou instituição financeira também irão analisar alguns outros requisitos em relação aos dois integrantes que estão buscando o financiamento.

 

  • Condições internas de restrição: Cada banco e instituição financeira possui sua forma exclusiva de análise para a liberação de crédito, como apresentado anteriormente. Na maioria delas, é necessária a realização de uma entrevista para entender melhor o perfil de cada membro que participará do financiamento. Caso o banco ou instituição financeira identifique alguma divergência de informação, poderá optar pela não liberação do crédito;

 

  • Restrição no nome: Caso algum dos participantes da compra em conjunto estiverem com restrição no nome, ou seja, nome sujo, o financiador recusará a liberação do crédito. Essa tomada de decisão poderá ser feita inclusive em casos de casados ou casais de namorados com registro de união estável;

 

  • Comprometimento de renda: Caso um dos participantes da compra conjunta tenha mais de 30% da renda total comprometida, o banco ou instituição financeira também não irá liberar o crédito para o financiamento.

Perceber como é possivel realizar uma compra conjunta de imóvel?!

Agora que você entendeu mais sobre o processo de compra conjunta, chame a pessoa com quem comprar o imóvel e  entre em contato com o nosso time de consultores para dar inicio ao sonho.

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram