Descubra como comprovar renda no Minha Casa Minha Vida

descubra-como-comprovar-renda-no-minha-casa-minha-vida-mulher-usando-calculadora-analisando-documentos

O passo inicial para tentar um financiamento de imóvel pelo Minha Casa Minha Vida é o envio de toda a documentação necessária a construtora.

 

Sabemos que como ninguém gosta de mexer com papelada, é normal que essa etapa nos deixe um pouco confusos e até meio desanimados.

 

Mas nada que te abale na busca pelo o seu sonho do imóvel próprio, certo?

 

Dentre todas as exigências de documentação, a comprovação de renda se mostra como o ponto de maior atenção.

 

Isso acontece pelas diversas possibilidades existentes de acordo com a atual condição profissional do futuro beneficiado.

 

Tendo  em vista essa complexidade, buscamos elaborar um conteúdo bem objetivo sobre como você pode comprovar a sua renda de acordo com a sua atividade atual.

 

Dessa forma, para que você tire de letra toda e qualquer dificuldade enfrentada durante essa etapa, mostraremos a seguir, conforme o tipo de renda, todas as ações necessárias.

 

Aproveite!

Renda Formal

De modo geral, a renda formal é a categoria em que se encaixam todos os trabalhadores CLTistas, ou seja, que possuem carteira assinada.

 

Se esse for o seu caso, a comprovação de renda acontece através dos holerites ou folhas de pagamento referentes ao número de meses anteriores e de verificação necessária para a aprovação no programa.

 

Caso você não faça ideia de como ter acesso aos documentos, peça uma ajuda para a área de Recursos Humanos de sua empresa, eles podem providenciar os papéis para você!

Renda Informal

Na renda informal, se encaixam todos que trabalham sem nenhum vínculo registrado em carteira de trabalho, como os autônomos, camelôs e feirantes.

 

Nesse caso, existem algumas possibilidades de comprovação de renda:

Movimentação bancária

A primeira opção é através da movimentação bancária e, antes de tudo, torna-se extremamente necessário explicar que as exigências de comprovação podem mudar de cidade para cidade nesse modelo.

 

Vamos utilizar Ribeirão Preto como exemplo. Em Ribeirão, essa movimentação de renda na conta precisa ser feita em um período fechado, ou seja, do primeiro até o último dia do mês, durantes 3 meses consecutivos.

 

Além disso, a conta bancária analisada precisa ser corrente, possuir limite de cheque especial e pelo menos dois depósitos em cada mês de comprovação.

Contas Pagas

A segunda opção é através de contas pagas e, assim como o caso anterior, o modelo possui regras específicas de acordo com as exigências válidas da Caixa para a localidade em questão.

 

Utilizando Ribeirão Preto novamente como exemplo, lá é necessário que a comprovação por contas pagas envolva pelo menos três tipos de contas diferentes (como água, luz e energia) durante 3 meses consecutivos.

 

Como observação, é importante que, para conseguirmos a validação pela Caixa, as contas enviadas durante os três meses devem ser as mesmas, ok?

Imposto de Renda

Quando tratamos de comprovação de renda informal, o Imposto de Renda (IR) também é uma possibilidade e não pode ser descartado.

 

Através do IR, é possível “formalizar” a renda de um trabalho informal, caso a pessoa possua um recebimento superior ao valor de R$2.380,00 ao mês, ou seja, não tenha isenção nesse imposto.

 

Para formalizar a renda através desse modelo, a movimentação bancária do período necessário também será exigida para embasar essa comprovação.

 

Ou seja, para garantir ao correspondente bancário da Caixa que não há diferença considerável entre o valor declarado no IR e o que circula na conta, que nesse caso não precisa ser corrente, do futuro beneficiado.

Renda Mista

Para fechar, a renda mista é sempre apresentada como informal, porém compõem-se da soma da renda formal e de eventuais ganhos extras.

 

Nesse caso, você pode comprovar parte dela pelo holerite e o restante através de contas pagas ou movimentação bancária, como explicado anteriormente.

Agora é só esperar pela aprovação!

Como você conseguiu perceber, a comprovação de renda não é um processo complicado, só exige atenção quanto às exigências que podem mudar de cidade para cidade.

 

Prancheta-documentos-xícara-de-café-óculos-calculadora-telefone

 

Para facilitar, preparamos um resuminho para você:

 

  • Renda formal: Pode ser comprovada por holerite ou folha de pagamento;

  • Renda informal: Pode ser comprovada por movimentação bancária ou contas pagas;

  • Renda mista: Parte da renda é comprovada pelo holerite ou folha de pagamento, e a outra é comprovada por movimentação bancária ou contas pagas.

Saiba mais sobre o Minha Casa Minha Vida

O conteúdo te ajudou e você quer saber ainda mais sobre como funciona o programa Minha Casa Minha Vida?

 

Clique aqui e tenha acesso ao nosso Guia Completo do Minha Casa Minha Vida!!!

LinkedIn
Share
YouTube
Instagram