Tire suas dúvidas sobre o processo de financiamento e compra do seu imóvel

Tire suas dúvidas sobre como é o processo de financiamento e compra do seu imóvel com a Caixa e com a Brio Incorporadora.

Financiamento Caixa

O processo de financiamento com a CAIXA inicia-se após a entrega da documentação necessária para a avaliação junto ao banco e é continuado após a assinatura de contrato com a Brio. Abaixo, fazemos um resumo do processo como um todo:

Uma vez que toda a documentação solicitada é entregue ao corretor, realiza-se a avaliação, ou seja, a análise de crédito com a CAIXA. Após essa etapa, ocorre a elaboração do fluxo de pagamentos da entrada junto à Brio, pagamento do Ato e a assinatura dos contratos com a Brio (Contrato Padrão, Quadro Resumo de Parcela, Confissão de Dívida, Memorial Descritivo, Informativo INCC/Juros de Obra/Ato, Informativo de Portal do Cliente e Fluxo de Parcelas).

Com a aprovação dos valores de financiamento por parte da CAIXA, o cliente é chamado para assinatura dos formulários (autorização do uso FGTS, cadastro, conta). Os formulários são enviados para verificação de conformidade pela CAIXA.

Assim que aprovado, o dossiê é enviado à agência. Nesse momento é feita a entrevista na própria agência e é solicitado o valor do depósito para finalização da conta e das demais taxas. É possível também que, na etapa de entrevista, a CAIXA solicite o pagamento da primeira parcela do juros obra.

Finalmente, após a entrevista dos demais clientes, conforme definição interna da CAIXA, é divulgada a data de assinatura dos contratos.

Caso possua alguma dúvida sobre esse processo, a equipe de correspondentes bancários está preparada para dar todo o suporte necessário.
A avaliação realizada inicialmente junto à CAIXA possui validade de 90 dias. No entanto, a data da assinatura depende de alguns fatores internos da CAIXA. Ressaltamos que o prazo é devido aos trâmites necessários para aprovação e liberação do financiamento.
Durante todo o processo de financiamento, orientamos que não ocorra alterações das condições ou perfil do cliente, pois pode alterar o valor do financiamento e a sua aprovação.

Por exemplo, quando há mudança de emprego, é necessário aguardar o tempo mínimo de 120 dias de renda (exigido pela CAIXA) para que o processo seja refeito. Caso haja casamento ou separação, ou alteração do valor do holerite (para mais ou para menos) também ocorre alteração de perfil.
Pode sim, pois financeiramente é vantajoso. A utilização é anual, porém a primeira vez é somente após a emissão do “habite-se”. O cliente deve procurar a agencia de vinculação do seu contrato, procurar a célula de habitação e solicitar o uso do FGTS.
Quando o financiamento imobiliário é realizado através de um banco ou instituição financeira, geralmente a parcela do juros de obra é paga 30 dias após a assinatura do contrato via débito automático. Esse é o caso da CAIXA. No entanto, a parcela do financiamento habitacional é paga após a conclusão da obra.
A cobrança do Juros de Obra é realizada pela CAIXA Econômica Federal, após a assinatura do contrato de financiamento e ocorre durante o período de construção do seu imóvel. Os juros são proporcionais ao valor da primeira parcela de financiamento e aumentam de acordo com o avanço da obra. No entanto, os valores variam de acordo com cada cliente.

Para melhor entendimento sobre a composição do valor dos seus juros de obra, aconselhamos que procure sua agência da CAIXA e a pessoa responsável pelo setor de habitação.
As parcelas dos juros obras são calculadas de acordo com a evolução da obra, seguindo critérios internos da CAIXA. Orientamos que as dúvidas relativas a essa questão sejam verificadas diretamente com a CAIXA.
Caso você não receba o informativo de juros de obra, com os valores a serem pagos, há várias opções:

1. Procurar qualquer agência da CAIXA munido do seu documento e solicitar a segunda via.

2. Imprimir a segunda via direto no site da CAIXA (http://www1.caixa.gov.br/servico/habitacao/). Nesse caso, é necessário o número do seu contrato e suas informações.

3. Tirar um extrato da sua conta. Geralmente a parcela já constará nas previsões futuras.

Lembramos que usualmente os valores de juros de obra são pagos via débito automático na sua conta da CAIXA.
Após a assinatura do contrato com a CAIXA, qualquer mudança deve ser feita diretamente na agência bancária de vinculação do contrato.

Brio

O aumento ocorre devido à correção da dívida de acordo com a inflação dos produtos e serviços do mercado da construção civil. Os índices de correção utilizado para esse tipo de financiamento são:

• INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) para correções de parcelas direto com a construtora até a expedição do “habite-se”.

• IGPM (Índice Geral de Preços de Mercado) para correções referentes à parcela da documentação, se houver. Além disso, caso haja algum saldo devedor remanescentes após a expedição do “habite-se”, a correção passa a ser do IGPM com o acréscimo de 1% na correção das parcelas restantes.

As parcelas de pagamento do valor da entrada da Brio incorporadora são parcelas fixas corrigidas mensalmente pelo INCC.
A alegação de não recebimento das faturas não suprime o dever de pagamento pelo devedor, uma vez que há mais de uma modalidade de obtenção da segunda via para cumprimento da obrigação.

Os clientes da Brio que possuem o cadastro completo, com telefone, e-mail e endereço recebem os boletos via correio e via e-mail. Também disponibilizamos o Espaço Cliente, um Portal exclusivo para os clientes Brio emitirem a segunda via de boleto e acessarem diversas funções online. Ainda, é possível solicitar a 2º via do boleto diretamente ao SACBrio através do número 3101-8101 ou Whtasapp (16) 99326-2841.
Para acessar e imprimir a 2º via do seu boleto, bastar clicar no link abaixo e inserir seu usuário e senha, fornecidos no ato de sua assinatura de contrato:

https://brioincorporadora-portalcliente.sienge.com.br/PortalCliente/

Após isso, uma nova tela aparecerá, basta clicar em “Demonstrações Financeiras”, depois em “Imprimir Bloquetos” no lado direito inferior da tela, selecionar a parcela desejada e clicar em “Gerar”.

Caso encontre alguma dificuldade, orientamos que entre em contato com o SACBrio através do número 3101-8101 ou WhtasApp (16) 99326-2841.
Para antecipar o boleto, basta entrar em contato através do portal do cliente ou com o nosso SAC Brio através do número 3101-8101 ou WhtasApp (16) 99326-2841 e realizar a solicitação.
A - Boleto com até 30 dias após o vencimento
O boleto vencido é válido até 30 dias após a data do vencimento. Porém, você só poderá realizar o pagamento nas Agências da CAIXA ou em agências lotéricas, pois os caixas atualizam o valor na hora do pagamento.

Notamos que eventualmente alguns caixas se recusam a receber o valor após o vencimento dentro do prazo de 30 dias, sendo assim, aconselhamos que os clientes insistam que o pagamento pode ser realizado.

Caso deseje realizar o pagamento por internet banking, você pode atualizar o boleto em: https://bloquetoexpresso.caixa.gov.br. Lá, basta apenas você inserir o número do código de barras, que o site irá gerar um novo boleto, atualizado para pagamento até o dia que você fizer a atualização. Ressaltamos que esse procedimento de atualização deve ser realizado na mesma data que você deseja realizar o pagamento.

B - Boleto vencido com mais de 30 dias após o vencimento
O boleto não possui mais validade, pois ultrapassou o prazo de 30 dias. Assim, será necessário que entre em contato através do portal do cliente ou com SACBrio para a emissão de um novo boleto.
Caso ocorra alguma alteração de endereço durante o período da construção do seu imóvel, solicitamos que nos envie uma foto do novo comprovante de endereço para que possamos atualizar o seu cadastro. O envio pode ser realizado via e-mail (sac@brioincorporadora.com.br) ou WhatsApp (99326-2841).
O contrato de financiamento com a CAIXA é a escritura pública do apartamento. Caso você já tenha assinado o contrato e ainda não retirou a sua via, por gentileza, entre em contato com os Correspondentes Bancários através do 3771-1600 ou WhatsApp 99326-1984.
Você pode consultar a planta da sua unidade na documentação entregue em conjunto com o Contrato da CAIXA. No entanto, a nossa equipe de engenharia orienta que a medição precisa para a confecção dos móveis planejados seja realizada somente após a entrega das chaves.
A Brio Incorporadora fornece, dentro dos prazos de garantia estabelecidos, o serviço de assistência técnica, reparando, sem ônus, os defeitos integrantes da garantia. Caso você constate algum defeito, é necessário que você abra um chamado para que sua solicitação seja verificada pela nossa equipe.

Sendo assim, orientamos que você acesse a área do cliente no Portal Brio:

https://brioincorporadora-portalcliente.sienge.com.br/PortalCliente/

Após acessar o portal com o seu usuário e senha, clique no ícone “Assistência Técnica” e após, clique em “Adicionar uma nova solicitação”. Orientamos que você preencha a sua solicitação e aguarde o contato da nossa equipe de Assistência Técnica.
1. Contato com a equipe comercial Brio para a aquisição do imóvel;
2. Reunião com o corretor para apresentação da proposta de compra;
3. Envio da documentação solicitada pela CAIXA para realização da avaliação de financiamento;
4. Avaliação de Financiamento;
5. Elaboração de fluxo de pagamentos e assinatura dos contratos com a Brio: Contrato Padrão, Quadro Resumo de Parcela, Confissão de Dívida, Memorial Descritivo, Informativos (INCC, Juros de Obra, Ato e Giardino, se for o caso), Informativo de Portal do Cliente e Fluxo de Parcelas;
6. Pagamento do Ato, conforme acordado com o corretor;
7. Aprovação do financiamento pela CAIXA e Assinatura de Contrato de Financiamento;
8. Pagamento do Juros de Obra após 30 dias da assinatura do Contrato de Financiamento;
9. Pagamento das parcelas à Brio e dos juros de obra à CAIXA até a conclusão da Obra;
10. Vistoria do apartamento, próximo à conclusão da obra;
11. Conclusão da Obra e expedição do Habite-se;
12. Assembleia de constituição de condomínio;
13. Vistoria da área externa, realizada pelo síndico eleito em assembléia;
14. Constituição do CNPJ do condomínio;
15. Entrega das Chaves.

SAC Brio - Horário de atendimento

Segunda à Quinta: das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.
Sexta: das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.
Não há atendimento aos finais de semana e feriados.
Telefone: (16) 3101-8101 ou 0800 006 3040
WhatsApp: (16) 99326-2841
E-mail: sac@brioincorporadora.com.br



Caso possua alguma dúvida sobre o processo de financiamento ou documentação, você pode entrar em contato com os nossos correspondentes bancários através do (16) 3771-1600.