Truques para espantar moscas de casa

18/10/2016
Confira dicas de medidas práticas, caseiras e industrializadas para manter os insetos longe

Truques para espantar moscas de casa

As moscas são incovenientes quando aparecem em algum ambiente da casa. E não só isso: apesar de pequenas, são animais que causam nojo onde quer que apareçam, principalmente por serem proliferadoras de contaminação em uma residência.

Para evitar que elas apareçam, é preciso tomar alguns cuidados para manter as moscas longe. Ainda existem truques caseiros e soluções industrializadas para que esses insetos pertubadores e barulhentos se mantenham afastados.

Existem muitas formas de evitar que as moscas apareçam em casa e cada ambiente exige um cuidado diferente para manter os insetos afastados (Foto: Shutterstock)

De uma forma geral, as moscas são normalmente atraídas para ambientes quentes e que disponham de acúmulo de alimentos. “Sejam alimentos frescos ou já cozidos, se expostos por longo período, serão um prato cheio para esses insetos”, afirma Miriam Cansian, arquiteta, personal organizer e proprietária da Miorganiza, consultoria em organização.

Existem muitas formas de evitar que as moscas apareçam em casa e cada ambiente exige um cuidado diferente para manter os insetos afastados. A atenção especial deve ficar na cozinha, onde os alimentos ficam armazenados e são manuseados. “Evite deixar alimentos expostos sem cobrir, como bolos, pães, biscoitos, doces açucarados e frutas maduras. As frutas e legumes que ficam em fruteiras, quando maduros, soltam odor e solução líquida que atrai as moscas. É preciso atenção porque ali elas podem depositar ovos que darão origem à outras moscas”, explica Miriam Cansian.

Inseticidas, que são eficientes, mas devem ser evitados porque, mesmo os que dizem ser atóxicos, costumam causar danos às pessoas e animais se usados em excesso. (Foto: Shutterstock)

Outro cuidado importante deve ser tomado na hora de preparar os alimentos. “Evite deixar líquidos de carnes e frutas escorridos na superfície e mantenha a bancada limpa sem o acúmulo de cascas e caroços”, diz a personal organizer. Além da limpeza, ela ainda dá uma dica caseira para reforçar o cuidado para manter as moscas afastadas. “Deixar folhas de hortelã ou manjericão macerados por perto pode ajudar a espantar as moscas”, acrescenta.

Os demais ambientes da casa também merecem atenção quando o assunto é manter as moscas longe. O primeiro cuidado deve ser tomado quanto aos pingos de líquidos que podem cair nos pisos e estofados. E outras medidas também devem ser levadas em consideração para evitar atrair os insetos. “Mantenha os ralos sempre limpos e, caso haja moscas em um ambiente, feche as cortinas deixando uma pequena fresta de luz próxima a uma janela aberta porque é quase certo que ela será atraída pela claridade e irá embora”, aconselha Miriam.
Usar cravo da Índia espetados em uma maçã em ambientes onde ocorrerá uma refeição em família poderá manter as moscas distantes (Foto: Shutterstock)

Outro cuidado deve ser com os lixos, que são responsáveis por atrais os insetos. “Após as refeições, não deixar louça na pia e despejar os restos de comida em recipientes tampados. É melhor priorizar a utilização de lixos em áreas externas, mantendo sempre bem fechados. Os recipientes devem ser higienizados com frequência e utilizae produtos com odor de eucalipto pode ajudar, já que as moscas são avessas a esse cheiro”, garante.

Para quem tem animal de estimação em casa, é preciso ter ainda mais atenção. Afinal de contas, os pets acabam gerando situações que podem atrair as moscas. “Não deve-se deixar pequenas porções e farelos descobertos nos potes de ração. Também é importante ter cuidado com as fezes dos bichinhos porque isso atrai as moscas e são proliferadores de contaminação em uma casa. Mantenha tudo sempre limpo e higienize o local com vinagre, um ótimo truque para manter os insetos afastados”, conclui.

Medidas práticas para manter as moscas afastadas:

– Usar redes de proteção sobre os alimentos;

– Usar telas protetoras em janelas e portas de ambientes e locais muito quentes;

– Usar tiras de plástico como cortinas divisórias de ambientes que, mesmo que não sejam muito bonitas, funcionam para cozinhas industriais e ambientes de preparo de alimentos com grandevolume de carnes, frutas e legumes;

As raquetes elétricas podem ser grandes aliadas (Foto: Shuttestock)

– Usar as raquetes elétricas, que exigirão um certo treino e pilhas, mas podem ser eficientes para acabar com algumas moscas insistentes.

Truques caseiros:

– Algumas plantas podem contribuir para manter as moscas afastadas, como lavandas, eucaliptos, flores de louro e cravo. A dica é fazer um amarrado dessas plantas e mantê-las expostas frescas;

– Usar cravo da Índia espetados em uma maçã em ambientes onde ocorrerá uma refeição em família poderá manter as moscas distantes porque elas parecem não gostar do cheiro do cravo.

Produtos industrializados:

– Adesivos para capturar moscas, que capturam as moscas que pousam neles, porém não ficam muito atraentes com todas as moscas grudadas;

– Armadilhas luminosas, que são aparelhos de luz negra que capturam os insetos e normalmente é preciso trocar o refil;

– Inseticidas, que são eficientes, mas devem ser evitados porque, mesmo os que dizem ser atóxicos, costumam causar danos às pessoas e animais se usados em excesso.

Usar redes de proteção sobre os alimentos ajuda a evitar que as moscas fiquem em cima deles (Foto: Shutterstock)

Fonte: Site Zap Imóveis