Acidentes elétricos em casa são bem comuns. Veja como evitá-los.

30/05/2017

Acidentes elétricos em casa são bem comuns. Veja como evitá-los.
Acidentes domésticos envolvendo gambiarras elétricas são bastante comuns e todo cuidado é pouco quando se trata disso. Atitudes consideradas comuns, como o uso do benjamin (famoso T), podem ser bem perigosas.

Veja quais são os riscos ao fazer uso dessas “gambiarras” e como deixar seu apartamento mais seguro.


- Benjamins

O uso indiscriminado do pino multiplicador é perigoso, já que ele não aumenta a capacidade elétrica da tomada. Ao ligar vários aparelhos na mesma entrada a capacidade é ultrapassada, podendo causar acidentes. O ideal é utilizar esse dispositivo apenas para aparelhos de baixa carga, como abajur, rádio ou TV. Essa dica também vale para o uso de réguas e filtros de linha.


- Fios soltos e desarrumados

Não é só pela boa organização da casa que você deve arrumar os fios e extensões elétricas. Quando desorganizados, eles podem causar quedas, choques e até incêndios caso o condutor de cobre esteja exposto. O ideal é coloca-los dentro de conduítes ou caixinhas.


-Não realizar o aterramento

O fio terra também é de uso obrigatório e deve ser instalado em todas as tomadas e pontos de energia da casa, pois protege contra choques elétricos. Mesmo assim, muitas pessoas inutilizam o fio terra de aparelhos.


-Não ter tomadas de uso exclusivo

Aparelhos de alta potência, como ar condicionado, devem ter circuitos exclusivos. Caso contrário, há possibilidade de interrupção do fornecimento de energia do circuito, riscos de sobrecarga e incêndio.


-Recorrer a eletricista amador

Fuja do famoso “faz tudo”. Procure eletricistas confiáveis, formados na área e que tenha boas recomendações para realizar os reparos elétricos do seu imóvel.

Segurança sempre em primeiro lugar!

 

Fonte: UOL (https://goo.gl/XKMHmW)